Você vive no efeito sanfona? Saiba que isso não faz nem um pouco bem para seu corpo e muito menos para a sua saúde.

Você morre de ódio daquela amiga que SEMPRE foi magra, ela come que nem uma louca e NUNCA engorda? Você sabe o real motivo disso? Quando engordamos nossas células de gordura aumentam em volume e quantidade. A verdade é que quando você emagrece, elas não desaparecem e sim desincham, porém elas continuam ali. Diferente de uma pessoa que nunca engordou, ela contém poucas células de gordura. Por isso, se você e sua amiga (sempre magra), estiverem no mesmo peso e comerem igual, você irá engordar bem mais do que ela, pois suas células estão ali, murchas, mas estão ali e as delas estão também, mas em bem menos quantidade.

É meninas..aceitem que dói menos :(

Dietas radicais não é a maneira certa de chegar no seu objetivo

A verdade é, que tudo que é radical funciona por um determinado tempo e depois que voltamos a comer “normalmente”, tudo volta e com muito mais força.

A mudança drástica da alimentação farão com que seu corpo lute impiedosamente para que você volte a comer normalmente, por isso muitos desistem no meio do caminho.

O ideal mesmo é uma reeducação alimentar + atividade física =  by by efeito sanfona.

Quando aprendermos a nos alimentar da maneira certa e equilibrada, com certeza os resultados são para a vida inteira e torna-se muito mais fácil para manter os resultados conquistados.

Dicas de como evitar o efeito sanfona

  • Desista das dietas radicais;
  • Evite ir em lugares que não tenha comida adequada a sua dieta, fast foods e afins;
  • Hábito, essa palavra é tudo, adquira novos hábitos saudáveis e sua vida vai mudar;
  • Faça atividade física, essa é uma das melhores maneiras de deixar de lado aquela gordurinha localizada e melhorar a sua saúde ao mesmo tempo;

Seu cérebro demora de 2 a 3 anos para entender que você adquiriu novos hábitos, por isso é importante continuar a sua reeducação alimentar a risca durante esses anos. Por fim, dietas radicais não proporcionam resultados duradouros.

Então, foco meninas que no fim, tudo dá certo!!

Curiosidade

Vamos dar um exemplo do que o efeito sanfona faz no seu corpo.

Uma pessoa pesa 70 kg, sendo esses 20kg de gordura e 20kg de músculo. Ela fez uma dieta radical e perdeu rapidamente 10kg, imaginando que 8kg foi de gordura e 2kg de músculo.  Porém voltou aos velhos hábitos alimentares e como não treina, engordou novamente os 10kg. Lembrando que para ganhar músculo, você tem que treinar e como essa pessoa não estava treinando, esses 10Kg que ela ganhou novamente, são puramente de gordura.

  • Antes da dieta radical – 70kg = 20kg músculo + 20kg gordura
  • Final dieta radical – 60kg = 18kg de músculo + 12kg de gordura
  • Efeito sanfona = 70kg = 18kg de músculo + 22kg de gordura

Gostou? Lembrando que 1kg de gordura é muito mais volumoso que 1kg de músculo.

Pensem bem meninas..

Beijos